Dieta nórdica
- Coma mais frutas e vegetais todos os dias;
- Coma mais produtos de cereais integrais;
- Consuma mais alimentos do mar e dos lagos;
- Coma carne de melhor qualidade, mas em menor quantidade;
- Ingira mais alimentos vindos de paisagens selvagens;
- Coma produtos orgânicos, sempre que possível;
- Evite os aditivos;
- Coma mais pratos baseados nos alimentos mais abundantes de cada estação;
- Ingira mais comida caseira.
SAÚDE NUTRIÇÃO
Dieta nórdica: Pode ajudar a reduzir risco de cancro, diabetes e doenças cardiovasculares
Uma revisão de estudos efetuada pela oms comprovou as evidências de que a dieta nórdica – à semelhança da mediterrânica – pode ajudar a reduzir o risco de doenças não transmissíveis, como o cancro, a diabetes e problemas cardiovasculares, frequentemente associados à obesidade.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a dieta nórdica tem características semelhantes à mediterrânica, embora se baseie, como é lógico, em alimentos tradicionais de países do Norte da Europa, como Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia. Vários países europeus têm promovido, com resultados positivos, essa dieta como modelo alimentar que traz benefícios para a saúde.
ÓLEO DE CANOLA
A dieta nórdica baseia-se no consumo de vegetais de folha verde e raízes, frutos vermelhos, frutas em geral, cereais integrais – como a cevada, a aveia ou o centeio -, legumes, laticínios com baixo teor de gordura, e peixes, incluindo os mais gordurosos, como o salmão, a cavala ou o arenque, que podem ser consumidos várias vezes na semana. A maior diferença dos hábitos alimentares nórdicos para a dieta mediterrânica, segundo a OMS, é que, no lugar do azeite, predomina o óleo de canola.
Este óleo vem sendo referido como um dos mais saudáveis, carregado de benefícios e com a grande vantagem do baixo custo, por exemplo em relação a um azeite virgem extra.
BENEFÍCIOS
Além da perda de peso, entre os benefícios prometidos pela dieta nórdica, que também é conhecida por “dieta viking”, estão a diminuição da pressão arterial e da incidência de doenças cardiovasculares, a prevenção de diabetes tipo 2 e a diminuição dos níveis de triglicerídeos.
Em comparação com uma alimentação típica do Ocidente, esta dieta traz menos açúcar, menor teor de gordura, o dobro da quantidade de fibra e duas vezes mais peixe. A dieta nórdica promove também o consumo de cereais de forma integral, frutas e vegetais, já que são excluídas as gorduras saturadas.
Regras da dieta nórdica
Cuide da sua saúde.
Conheça o Plano Saúde Prime e faça a sua simulação.