Benefícios do Desporto

 

Está demonstrado que o esforço físico planificado faz com que as pessoas se sintam melhor de corpo e mente, além de fortalecer todo o sistema imunológico. Contudo, criou-se uma série de mitos ou crenças erradas que podem conduzir a práticas perigosas para a saúde do ser humano. Por outras palavras: nem tudo o que se diz sobre desporto deve ser tomado à letra.

 

Qualquer exercício físico é adequado para a saúde

FALSO.Tudo depende da condição física de cada pessoa, bem como da frequência e intensidade do desporto que se pratica. Sobretudo, há que ter em conta que, se se realiza um treino intenso, de forma inadequada, este pode prejudicar gravemente a saúde.

 

Fazer desporto é a única forma de emagrecer

FALSO.Para perder peso, é preciso, em primeiro lugar, alterar os hábitos alimentares. Perante esta atitude, o desporto é um excelente complemento para fortalecer os músculos e ajudar a queimar calorias. Quando se pretende emagrecer, de nada serva fazer uma hora de bicicleta e, logo depois, comer um enorme prato de massa com natas.

Por outro lado, é preciso recordar que, quando se inicia a prática desportiva regular, o normal é aumentar ligeiramente de peso, devido ao desenvolvimento dos músculos, que pesam mais do que a gordura.

 

Fazendo desporto, pode comer-se de tudo

FALSO.Se se pratica muito exercício físico, tem-se menos risco de engordar, comendo de tudo. Porém, nada de exageros. Neste caso, aplica-se a seguinte regra: se comer mais do que aquilo que consegue queimar, engordará.

As picadas musculares são sinal de um treino eficaz

NÃOAs picadas são micro ruturas que se produzem nos músculos, quando estes são sobrecarregados. Isto ocorre quando se faz um esforço ao qual o corpo não está habituado. Portanto, aquilo que as picadas indicam é que se acaba de efectuar um treino excessivo ou mal executado. Não são um bom sintoma, pelo que devem ser evitadas.

 

A melhor receita contra as picadas é repetir os mesmos movimentos que as provocaram

PELO CONTRÁRIOOs músculos danificados necessitam recuperar. Se voltarmos a fazer os mesmos exercícios, arriscamo-nos a aumentar a extensão das lesões. As micro ruturas musculares curam-se sozinhas, mas é conveniente apoiar o processo curativo com exercícios suaves, como alongamentos lentos, exercícios de ginástica ligeiros ou natação. Estes movimentos melhoram a irrigação sanguínea da zona lesionada e aceleram a recuperação.

 

Quanto mais desporto se fizer, melhor para a saúde

NÃO É TOTALMENTE CERTOA prática desportiva é um hábito saudável, mas apenas quando não se exagera. O organismo necessita de períodos de descanso e recuperação. Se o obrigamos a um rendimento máximo, isso pode afetar muito negativamente a saúde.

 

O melhor desporto é a natação

NÃO É BEM ASSIM.Sem dúvida que a natação é muito saudável, mas não é o desporto ideal para todos. Muitas pessoas não sabem nadar bem e passam mais tempo dentro de água em posição vertical do que a nadar propriamente dito. Nestes casos, não há qualquer benefício para a saúde.

 

As massagens emagrecem

NÃO.A obesidade e o excesso de peso combatem-se eficazmente quando gastamos mais energia do que aquela que recebemos através dos alimentos. E isso não se consegue fazendo massagens. Uma dieta equilibrada e exercício físico moderado constituem o melhor mecanismo de combate à gordura.

 

Enquanto se faz desporto, não é preciso beber

ERRADO E PERIGOSO.Cair nesta prática constitui um erro potencialmente muito perigoso. Na realidade, é aconselhável beber antes de iniciar o desporto, durante o esforço e também depois. Caso contrário, corre-se o risco de desidratação. Além disso, quando não se ingerem os líquidos suficientes, o rendimento baixa e o risco de lesões é maior.

 

Quanto mais se sua, mais peso se perde

FALSO.Quando se está numa sauna, perde-se muita água através da transpiração, mas não se queima gordura. Durante o exercício físico, também se sua e essa perda faz-nos sentir mais leves. Porém, se não recuperarmos a água e os sais minerais perdidos, poderemos alterar gravemente o funcionamento dos órgãos.

 

Desporto e idade avançada são incompatíveis

OUTRA FALSIDADE.Demonstrou-se que as pessoas de idade que praticam desporto atrasam o respetivo processo de envelhecimento. Os mais recomendáveis são os exercícios que treinam de forma equilibrada todo o corpo, como caminhar a bom ritmo, nadar ou dançar. A única condição imprescindível, em qualquer idade, antes de iniciar um novo desporto, é efetuar um check-up médico.

 

logo saude be